quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia da responsabilidade social: "Jogos Educativos"


Na pedagogia os jogos educativos devem ser vistos não apenas como uma distração, brincar por brincar, devem ser  considerados um instrumento  valioso para transmitir conhecimento, incentivar a frequência escolar, melhorar o desenvolvimento , fazer com que as crianças sejam ativas, reflexivas, que elas possam ter uma infância saudável  de aprendizagem e brincadeiras, pois essa é uma fase curta e que marca a vida de cada um.


As crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem, podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método usado para ensinar são os jogos. Os Jogos estimulam os alunos, os motivam, despertam a curiosidade, proporcionando uma forma prazerosa de aprender, de maneira lúdica, bem diferente dos resultados de uma aprendizagem sob “pressão”.
. Os jogos contribuem muito no desenvolvimento intelectual das crianças, pois com os jogos é necessário pensar, tomar “decisões”, criar, inventar, aprender a arriscar e experimentar. Dependendo da maneira com que os jogos são aplicados, podem ajudar também no comportamento em grupo, nas relações pessoais e na ajuda coletiva. Para crianças em processo de alfabetização, os jogos permitem com que elas assimilem melhor e se familiarizem com as letras, os números, as formas, as cores e desenvolve a percepção de que existe uma lógica. 

É importante que a criança tenha liberdade para as suas  brincadeiras, os espaços adequados e os incentivos dos pais e dos  educadores. Os jogos educativos permitem essa liberdade, a criança mesmo estando no seu tempo livre, desenvolve atividades intelectuais, cognitivas, de uma forma divertida.  E os jogos também facilitam a forma de educar, fazendo com que a sala de aula seja um ambiente agradável, pois as escolas precisam ser um lugar onde as brincadeiras não perdem a vez.


Um comentário:

  1. Bem interessante, uma maneira simples para ensinar as crianças a ter curiosidade pela a busca do conhecimentos,e buscando estimular a concentração de tais na escola.

    ResponderExcluir