quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A importância da diversidade do ensino.

Grande parte dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental apresenta
algum tipo de dificuldade na aprendizagem, porém, muitas vezes, nada ou 
quase nada é feito para a reversão desta triste constatação. Tendo em vista 
que os objetivos de ensino-aprendizagem concentram-se apenas no âmbito 
cognitivo sendo os mesmos para todos os alunos e tomam por referência para 
avaliação o aluno médio têm por conseqüência uma excessiva utilização de 
metodologias transmissoras, homogeneização e inflexibilidade do ensino e 
conseqüentemente desintegração dos alunos com necessidades educacionais 
diversas. Tomando como princípios a prática pedagógica na qual o conceito de 
aprender determina o de ensinar.



Tais alunos há muito têm sido relegados ao seu próprio insucesso, 
sofrendo por falta de uma abordagem pedagógica precisa, sendo assim, o 
professor deve refletir sobre sua prática, analisando as situações e 
melhorando-as, adaptando os pressupostos teóricos e o projeto pedagógico a 
sua própria realidade. 
As Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às 
necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os 
estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma 
educação de qualidade à todos através de um currículo 
apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, 
uso de recurso e parceria com as comunidades.
Uma escola aberta à diversidade tem que dar respostas às 
necessidades concretas de todos os  alunos, rompendo 
modelos rígidos e inflexíveis.



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